14.5.10

O CALENDÁRIO HEBRAICO

Nissan ou Aviv (15 de Março á 15 de Abril)

Lyar ou Ziv (15 de Abril á 15 de Maio)

Sivan (15 de Maio á 15 de Junho)

Tammuz (15 de Junho á 15 Julho)

Av (15 de Julho á 15 de Agosto)

Elul (15 de Agosto á 15 de Setembro)

Tishrei ou Eitanim (15 de Setembro á 15 de Outubro)

Heshvan ou Marcheshvan ou Bul (15 de Outubro á 15 de Novembro)

Kislev ou Chislev (15 de Novembro á 15 de Dezembro)


Referências:

- "As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de kislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza," (Neemias 1:1)

- "Aconteceu, pois, no ano quarto do rei Dario, que a palavra do Senhor veio a Zacarias, no dia quarto do nono mês, em kislev." (Zacarias 7:1)

Clima:

- Começam as chuvas de inverno (neve em algumas regiões)

Tevet (15 de Dezembro á 15 de Janeiro)

Shevat (15 de Janeiro á 15 de Fevereiro)

Adar (15 de Fevereiro á 15 de Março)

_____________________________________________________________________

(Adar - Shen)*
Um segundo Adar  ------{ Era acrescentado a cada três meses, para que o calendário lunar                                   correspondesse ao ano solar.

_____________________________________________________________________



1º O clima prova: Yeshua não nasceu em Kislev (novembro-dezembro)


O clima no mês de Kislev, lá no Oriente Médio

- A Bíblia confirma que havia grandes chuvas neste mês?

“Então todos os homens de Yehudah e Benjamim, em três dias, se ajuntaram em Yerushalayim; era o nono mês, no dia vinte  do mês; e todo o povo se assentou na praça da Casa de D-us, tremendo por este negócio e por causa das grandes chuvas.” (Esdras 10:9)


- A Bíblia confirma que fazia frio neste mês?

“Estava, então, o rei assentado na casa de inverno, pelo nono mês; e estava diante dele um braseiro aceso.” (Jr 36:22)

Estariam os pastores no campo num período de grandes chuvas e frio?

“E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriam os dias em que ela havia de dar a luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.” (Lc 2:6-8)


Recenseamento (alistamento) no mês das chuvas e frio?

“Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. Yosef (José) também subiu da Galiléia, da cidade de Natzaré, para a Judéia, à cidade de David, chamada Belém, por ser ele da casa e família de David, a fim de alistar-se com Miryiam (Maria), sua esposa, que estava grávida.”  (Lc 2;1-5)

Fatores a considerar:

- Belém está a 140 km de Natzaré;

- Belém está aproximadamente a 250 metros acima de Natzaré;

- As precárias condições das estradas;

-  Os meios de transporte disponíveis: camelo ou burrico;


2º O nascimento de Yohanam o imersor (João Batista) relacionado com o de Yeshua o Ungido:

a) Siga os passos acompanhando o calendário que divide o ano em 24 quinzenas.

- David divide o ano sagrado dos hebreus em 24 turnos ou quinzenas, definindo assim a ordem de cada turma para prestar os serviços do santuário.


“E David os repartiu, como também a Zadoque, dos filhos de Eleazar; e a Aimeleque, dos filhos de Itamar; segundo o seu ofício no seu ministério.

E os repartiram por sortes, uns com os outros; porque houve maiorais do santuário e maiorais da Casa de D-us, assim dentre os filhos de Eleazar; como dentre os filhos de Itamar.

E saiu a primeira sorte a Jeoiaribe, a segunda, a Jedaias;

a sétima, a Hacoz; a oitava, a Abias; a vigésima terceira, a Delaías; a vigésima a quarta a Maazias.” (I Cr 24:3,5,7,18)

b) Zacarias exercia o sacerdócio quando o anjo anunciou o nascimento de Yohanam o imersor:

- Zacarias (pai de Yohanam o imersor)  era sacerdote da ordem de Abias {oitavo turno, 2ª quinzena do mês de Tammuz (1ª quinzena do mês de julho)}:


“Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote, chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; o nome dela era Isabel.” (Lc 1:5)

"E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de D-us, na ordem da sua turma, segundo o costume sacerdotal,

Então, um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.

E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhes porás o nome de João.”  (Lc 1:8,11-13)


c) Zacarias volta pra casa

- Zacarias voltou para casa, após o término dos serviços (1º dia mês de Abe, 1º dia da 2ª quinzena de julho) e sua esposa concebeu e ocultou por cinco meses (Tebete, 2ª quinzena de dezembro):


“Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa. Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:” (Lc 1:23)


d) O anúncio do nascimento do Senhor Yeshua

- Miryiam (Maria) recebeu o aviso de sua gravidez pelo anjo Gabriel. Nesta ocasião, sua prima, Isabel, estava no sexto mês (Shevat, 2ª quinzena de janeiro) de gestação:

“No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de D-us, para uma cidade da Galiléia, chamada Natzaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de David, cujo nome era Yosef (José); a virgem chamava-se Miryiam (Maria).

Mas o anjo lhe disse: Miryiam (Maria), não temas; porque achaste graça diante de D-us.

Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Yeshua. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; D-us, o Senhor, lhe dará o trono de David, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Yakov (Jacó), e o seu reinando não terá fim.

Então, disse Miryiam (Maria) ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?

E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês, para aquela que diziam ser estéril.”  (Lc 1:26,27,30-34,36)


e) Miryiam (Maria) na casa de Isabel

- Miryiam (Maria) fica com Isabel os últimos três meses (Adar, fevereiro-março), (Aviv, março-abril) e  (Ziv, abril-maio) da gravidez de sua prima, que veio dar a luz a partir de 15 de abril.

“Naqueles dias, dispondo-se Miryiam (Maria), foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Yehudah, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ouvindo esta a saudação de Miryiam (Maria), a criança lhe estremeceu no ventre: então, Isabel ficou possuída pelo Espírito Santo.

E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!

E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? Miryiam (Maria) permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.

A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, e teve um filho.

Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo.

Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai Zacarias.” (Lc 1:39-43, 56-59)


f) O nascimento do Senhor Yeshua

- Quando Isabel estava com 6 meses de gestação (Shevat, 2ª quinzena de janeiro), na mesma data Miryiam (Maria) concebeu, então contando-se 9 meses a partir do mês de Shevat, temos: (Bul, 2ª quinzena de outubro).

 

Nota: Escrevi esta postagem depois que lí uma sobre o mesmo assunto, que me foi muito proveitosa e reveladora. Porém não apenas lí, mas também estudei com calma e notei que a postagem que lí dava-me o nascimento do Adom Yeshua na primeira quinzena de outubro, ou seja, no mês Etanim.

Procurando onde estaria a divergência (de 15 dias) entre a minha contagem e a que me inspirou, notei que somente levando em consideração que Yohanam o imersor (João Batista) fosse fruto do Espírito do Eterno e não do ato convencional, já que Zacarias já era avançado de idade e Isabel era estéril, a primeira contagem estaria correta pois Isabel já estaria grávida a partir do momento que um anjo do Senhor revelou a Zacarias durante seu turno.

Porém tenho certeza que esses 15 dias de diferênça, não muda a intenção da postagem que é provar que o Ungido jamais nascerá em dezembro.

FIQUE ATENTO!!!


25 de dezembro é o nascimento do deus-sol-invicto dos pagãos:

"Então, me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel, fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? E eles dizem: O SENHOR não nos vê, o SENHOR abandonou a terra. E disse-me: Tornarás a ver ainda maiores abominações do que as que estes fazem.

E levou-me à entrada da porta da Casa do SENHOR, que está da banda do norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz. E disse-me: Viste, filho do homem?Verás ainda abominações maiores do que estas.

E levou-me para o átrio interior da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; e eles adoravam o sol, virados para o oriente." (Ez 8:12-16)


O nascimento de Yeshua, em 25 de dezembro, acaba por fazer com que se dê honra ao deus-sol.

“A solenidade do natal foi instituída para substituir as festas pagãs do sol invicto, no solstício de inverno (..) A igreja do oriente sempre celebrou o nascimento de Yeshua no dia 6 de janeiro, na festa da Epifania. No Ocidente sempre foi o dia 25 de dezembro.”   
(Informativo da Diocese de Marília-SP – Ano I – nr 4 – Dezembro/98 Editor: Vanderley Sampaio – http://www.sampaio.jor.br/nomeiodenos/edic04/04forma.htm )

 “Os cristão se deslumbraram diante das festas pagãs do deus-sol, celebrados no solstício de inverno, o dia mais curto do ano (21 ou 22 de dezembro, no hemisfério norte). A partir de então, passaram a proclamar, o natal de Jesus no dia 25 de dezembro.

Eles se deram conta de que o Sol vem para dissipar as trevas do coração humano, arrebatar dos túmulos os que jazem na morte e inaugurar uma nova criação repleta de vida, alegria, realização e dignidade, é Jesus.”( Pe. Carlos James dos Santos, SJ, membro do CCB.http://www.ccbnet.org.br/companhia/comp003mat001.htm )



P.s: Ouçam pregações bonitas é muito bom pra aliviar o coração n'um dia de tribulação. Mas acima de tudo leiam, estudem, busquem na palavra, não passem a vida comendo apenas do que vos é dado mas vão em busca do alimento que o próprio Eterno tem pra nos oferecer. 
A palavra do Eterno não é para que "doutores da lei" venham interpretar para transmitir seções de psicologías. Mas para que possamos compreender nossa história milenar, a história do nosso povo, pois somos um só povo judeus e gentios, natural e zambujeiro enxertado. E compreendendo toda a nossa história será difícil implantarem teologias malígnas em nosso meio. Mas a cima de tudo respeitem e ebedeçam seus líderes.
Eu amo a verdade que me liberta a cada dia!!!



L Gustavo Sousa.

18 comentários:

  1. a paz do Senhor querido que o grande YAHWEH continue te abençoando todos os dias da tua vida, bela mensagem postada no seu blog.
    acesse o Palavra Revelada (Rhema)www.prjulesrimet.blogspot.com e deixe os seus comentários.

    ResponderExcluir
  2. Amén! Que o Eterno possa iluminar os seus caminhos em Nome de Yeshua Ha Mashiach!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom e esclarecedor, Gostei muito pois estou tendo uma discussão por email com um pastor calvinista que diz que nós devemos comemorar o dia do nascimento do Yeshua em dezembro e ainda fala mal dsos que não concordam com nos chamando de hipócritas. O seu artigo veio em boa hora.
    Fica na paz do Yeshua

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz Irmão Gustavo, concordo plenamente com sua observação em P.S, o povo está bem acostumado a receber (ministrações) prontinha para ser engolida sem muito trabalho, muitos não dedicam nem alguns minutos diários para a leitura "único manual de instruções para servos do Altíssimo" e ainda tem alguns "Ministros" que já perderam o TEMOR ao ETERNO há muito tempo, então tudo que poderá ser proveitoso para o seu "Bolso" é o que ele se dedicará a ensinar.

    Suas mensagens são bem reflexivas; que todos nós que procuramos a cada dia sermos mais e mais obedientes a PALAVRA que LIBERTA, possamos contar com esta generosidade que o ETERNO colocou em seu coração sempre.

    "Que a PAZ do nosso Yeshua Ha Mashiach, esteja e permaneça em seu coração"

    ResponderExcluir
  5. Mutio bom. Eclarecedor. nunca concordei com a data de Roma e nao comemoro o natal. O povo não é levadoa estudar a Bíblia a sério. Concordam com tudo e quando não concordam, simplesmente nao tomam atitude alguma. Shalom Elyohenu

    ResponderExcluir
  6. Também concordamos e cremos que Jesus não nasceu em dezembro. Aliás sentimos até uma angústia de ver o povo tão enganado.
    Que Deus abençoe a todos que lerem esse blog e os leve ao conhecimento da sã doutrina.
    A Paz!!!
    Pr. Giovani e Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor! Eu tbém não comemoro o natal... é muito triste ver o povo no engano, o pior é que muitos parece que querem continuar no engano. Parabéns! Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. ja sabia que Jesus não nasceu em dezembro mas ainda não havia lido um texto tão detalhado e edificante quanto este. Parabéns. Ivana Guimaraes

    ResponderExcluir
  9. Muito bom e esclarecedor, tb sabia que Jesus não nasceu em dezembro.
    Mas aqui esta muito detalhado todo o relato da vinda e nascimento de Jesus e como foi distorciada a verdade. Voce esta de parabéns. Que Jesus vos abençõe ricamente.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal seu blog e otimo, e muito criativo, se depois vocês quiser olhar o meu blog e dar a sua opnião eu ficarei muito grato: http://derlandreflexivo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. A PAZ , IRMÃO, CONCORDO, TAMBEM QUE JESUS NÃO
    NASCEU EM DEZEMBRO A PARTE NA BIBLIA QUE FALA DOS PASTORES, É MUITO CLARA, ESSA DATA NA QUAL SE COMEMORA O NATAL É UMA DATA QUE ADEQUA A COMERAÇÕES PAGÃS, TEMOS QUE FICAR ATENTOS QUANTO A ISTO, PARABENS PELO TEXTE EXCLARECEDOR. QUE O SENHOR JESUS CONTINUE TE ABENÇOANDO GRANDIOSAMENTE.
    RCOSTAALVES

    ResponderExcluir
  12. A paz de Cristo.
    Esta postagem é verdadeira e muito cristalina.
    Só ficará com duvidas sobre o nascimento do Messias que for tolo.

    ResponderExcluir
  13. ótimo post!Deus abençoe.
    palavrasdeumagarotaincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o texto, também concordo que Jesus possa não ter nascido em dezembro, também existe um deus da mitologia chamado Mitra que nasceu em 25 de dezembro; contudo, não sei se é sua consideração ou você crê assim, (a respeito do nascimento de João Batista) que possa não ser um fruto de um relacionamento convencional, isso não me soa legal porque assim será da mesma forma que Maria; grávida do Espírito Santo.
    Paz
    Ezequiel
    http://www.ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. A questão não é crer ou não crer meu amado irmão Ezequiel Domingues, apenas conjecturei sobre algo na intenção de saber a verdade. O Altíssimo não faz mágica, Ele envia Seu Espírito para fazer o que lhe apraz, assim foi com Abraão, assim foi com Ana e vemos que assim foi com Zacarias. Pessoas que por motivos óbvios não poderiam ter filhos, porém houve a influência do Eterno em cada caso e o que pra muitos era impossível aconteceu. Mas, como eu disse, o importante foi provar que 25 de dezembro é uma mentira. Graça e paz!!!!

    ResponderExcluir
  16. A paz irmão show de bola esse estudo é uma pena que existe varias pessoas iludidas ou mal informada.

    ResponderExcluir
  17. APRENDIZADO...gostei muito.
    PARABÉNS pela busca.
    Um abraço, fica com DEUS.
    Clélia.

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Graça e Paz!!!