21.9.10

O CRENTE E O MUNDO

1Jo 2:15,16 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”

A palavra “mundo” (grego kosmos) frequentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era, fomentado por satanás e existente à parte de Deus. Consiste não somente nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, mas também se refere ao espírito de rebelião que nele age contra Deus, e de resistência ou indiferença a Ele e à sua revelação. Isso ocorre em todos os empreendimentos humanos que não estão sob o senhoria de Cristo. Na presente era, satanás emprega as idéias mundanas de moralidade, das filosofias, psicologia, desejos, governos, cultura, educação, ciência, arte, medicina, música, sistemas econômicos, diversão, comunicação de massa, esporte, agricultura, etc, para opor-se a Deus, ao seu povo, à sua palavra e aos seus padrões de retidão.

Mt 16:26 “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”

1Co 2:12-14 “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente de Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

1Co 3:19 “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.”

Tt 2:11,12 “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinado-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente,”

1Jo 2:15-17 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

Tg 4:4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

Jo 7:7 “O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.”

Jo 15:18,19 “Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.”

Jo 17:14 “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.”

O mundo e a igreja verdadeira são dois grupos distintos de povo. O mundo está sob o domínio de satanás.

Jo 12:31 “Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo.”

A igreja pertence exclusivamente a Deus.

Ef 5:23,24 “porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.”

Ap 21:2 “E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.”

Por isso, o crente deve separar-se do mundo.

No mundo, os crentes são forasteiros e peregrinos.

Hb 11:13 “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.”

1Pe 2:11 “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma,”

(a) - Não devem pertencer ao mundo.

Jo 15:19 “Se vós fôsseis o mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.”

- Não se conformar com o mundo, não amar o mundo.

1Jo 2:15 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele,”

- Vencer o mundo.

1Jo 5:4,5 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

- Morrer para o mundo.

Gl 6:14 “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo.”

- E ser liberto do mundo.

Cl 1:13 “Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor,”

Gl 1:4 “o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai,”

(b) - Amar o mundo corrompe nossa comunhão com Deus e leva à destruição espiritual. É impossível amar o mundo e ao Pai ao mesmo tempo.

Mt 6:24 “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (ou riquezas).”

Lc 16:13 “Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”

- Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres. Note, é claro, que os termos “mundo” e “terra” não são sinônimos; Deus não proíbe o amor à terra criada, i.e., à natureza, às montanhas, às florestas, etc.


(Bíblia de Estudo Pentecostal, O RELACIONAMENTO ENTRE O CRENTE E O MUNDO, página 1957.)

4 comentários:

  1. HaDérech (הדרך), O Caminho ✡ Direção segura: a Torá por Yeshua.
    Restaurando Igreja Séc. I: amor, poder, identidade, LEI, dons, governo e projeto
    recomendo shalom!!!!!

    ResponderExcluir
  2. putz, muita citação bíblica, mas eu consegui entender o recado que tu tem aqui pra passar gustavo...
    e muito bem explicado o final onde tu diz que amar o mundo é estar em uma estreita comunhao com ele.

    ps: teu contador de visitas é atualizado. cada vez que se atualiza, ou entra em alguma página, ele aumenta a contagem, procure algum contador por IP, eles são melhores e não puxam virus para sua página.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. convivenciaesperada, obrigado pelo comentário!Tendo a oportunidade de ler as postagens deste blog você notará que a palavra de D'us é predominante, pois tenho convicção que a própria fala por sí. Acredito que existem pessoas cheias de más intenções que utilizam um ou dois versículos para explicar uma linha teológica própria inteira, e sei que se eu não vigiar poderei correr o risco de agir da mesma forma, então é aquele velho ditado: Deixa D'us falar! Um abraço!

    Bendito seja o Eterno que não permite que o mundo seduza seus filhos, em Nome de Yeshua Ha Mashiach Senhor e Salvador!

    ResponderExcluir
  4. AMEI O SEU ARTIGO. GLÓRIAS A D'US PELA SUA VIDA QUE TRÁS A VERDADE PARA OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA. UM GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Graça e Paz!!!